Linux Educacional (LE) é um software de sistema que aproveita ao máximo o desempenho de computadores escolares e provê aplicativos com interface adequada para o público escolar.

É um projeto do Governo Federal que busca o melhorar os ambientes de informática nas escolas. Com a utilização do software livre, o LE potencializa o uso das tecnologias educacionais, garantindo melhoria de ensino, inserção tecnológica e, consequentemente, social.

A versão 6.1, também denominada Cardeal, foi desenvolvida pelo Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o apoio de técnicos dos Núcleos de Tecnologia Educacional. A paleta de cores amarela da atual versão foi inspirada pelo Cardeal amarelo, um pássaro nativo da América do Sul de beleza e canto renomados.

É projetado para oferecer aos seus usuários um ambiente agradável e de fácil utilização. A interface foi formulada de forma minimalista, que dá destaque às funções mais utilizadas pelo usuário. Os programas do sistema são atualizados automaticamente todos os dias, reduzindo o trabalho de manutenção do laboratório.

Também há integração com a Plataforma MEC, que oferece uma série de Recursos Educacionais Digitais.

Os professores também podem utilizar a rede Epoptes para gerenciar todos os computadores do laboratório, conectados pela rede local. É possível acompanhar as atividades dos alunos, compartilhar a sua própria tela, enviar mensagens, bloquear um determinado computador e muito mais.

Outro recurso oferecido é o controle parental, que bloqueia o acesso a conteúdos inapropriados, sexuais ou pornográficos, bem como a sites maliciosos que possam roubar informações do computador.

Pontos fortes

Software Livre e compatibilidade:
O Linux Educacional 6.0 é inteiramente desenvolvido utilizando softwares livres. Também é estruturado como um ambiente rápido, leve e de atualização automática, compatível com a realidade das escolas públicas brasileiras.

Plataforma MEC:
Possui integração com a Plataforma MEC, que oferece Recursos Educacionais Digitais dos principais portais do Brasil.

Gerenciamento do laboratório:
O professor pode usar o programa Epoptes para gerenciar o laboratório, monitorar as atividades dos alunos, transmitir um conteúdo, entre outras funções.

Responsável

Eduardo Todt ( Consulte o lattes ) Departamento de Informática

Graduação em Engenharia Elétrica/Eletrônica pela UFRGS (1985), mestrado em Ciência da Computação – Arquitetura de Computadores pela UFRGS (2000), doutorado em Engenharia – Robótica e Automação Industrial pela Universitat Politècnica de Catalunya (2005).

Possui dez anos de experiência com desenvolvimento de hardware e software para automação industrial e comercial em empresas como Altus S.A. (Porto Alegre) e Microbit GmbH (Alemanha). Lecionou na PUCRS e atua na UFPR desde 2008.

Acordos